Batata



Batata
patates

Tempo de cozimento

panela

Cozida : 20 a 30 minutos
paneladepressao

Na panela de pressão : 6 a 10 minutos (batatas cortadas)

forno

Assada : 40 a 60 minutos (180°C)
microondas

No micro-ondas : 10 – 20 minutos


Modo de preparo

Como preparar Cozida: Coloque as batatas para cozinhar em uma panela com água fria e acrescente sal grosso durante o cozimento. Cozinhe por cerca de 30 minutos. A batata estará cozida quando uma faca pontuda atravessá-la sem resistência. Para um cozimento homogêneo, escolha batatas de tamanho similares ou corte em pedaços iguais.

Na panela de pressão: Cubra as batatas com água e deixe cozinhar por 10 minutos após levantar pressão.

Assada: A batata também pode ser assada inteira embrulhada em papel-alumínio por 1 hora a 200°C. Essa é forma mais saborosa de cozinhá-la para a preparação de purê e batata recheada.

No micro-ondas: Corte a batata em cubos coloque num prato fundo com um pouco de água. Cubra o prato com um filme plástico e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos. A batata também pode ser cozida inteira com casca. Faça furos na batata com um garfo, regue com azeite e deixe cozinhar num prato normal por 20 minutos.

Batata sauté: Corte a batata em duas partes, conserve a casca e cozinhe com água numa panela por 30 minutos. Escorra a batata. Aqueça uma frigideira com óleo e coloque as batatas. Deixe dourar dos dois lados e tempere com pimenta e tomilho.

Batata frita: Para obter batatas fritas crocantes é necessário fritá-las primeiramente num óleo quente (130-150°C) entre 10 e 15 minutos e em seguida 3 a 4 minutos num óleo extremamente quente (180°C, fogo bem alto).

Escolha: A batata deve estar bem firme e a cor uniforme. Verifique se a casca não apresenta sinais de germinação, pontos pretos ou esverdeados.

Conservação: As batatas se conservam por muito tempo se guardadas ao abrigo da luz e num local seco e ventilado, fora da geladeira. Para evitar a germinação, lave as batatas antes de consumi-las e não antes de guardá-las. Não devem ser estocadas ao lado de frutas ou cebolas, pois há risco de germinação precoce.

A casca da batata contém muitos nutrientes, não há problema algum em consumi-la, desde que bem lavada. Sob água corrente, esfregue-a com uma escova ou com as mãos.


Benefícios para a saúde

Benfeitorias para a saúde A batata, por ser um alimento rico em fibras, tem um efeito benéfico no controle do colesterol sanguíneo1.

A casca da batata contém substâncias que diminuem as inflamações do organismo – normalmente causadas por bactérias, vírus ou outras agressões – e ajuda a prevenir doenças do sistema cardiovascular2.

Um nutriente que faz parte das vitaminas do complexo B – colina, presente na batata – beneficia a qualidade do sono, a memória e a capacidade de aprendizado3.

As fibras alimentares contidas na batata contribuem ao controle do diabetes do tipo 24 e do trânsito intestinal.

Contém também uma quantidade importante de cobre, ferro e vitamina B6.


INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

Para 100 gramas, crua

Calorias (kcal) 86

Proteínas (g) 1,57

Carboidratos (g) 20,12

Gorduras (g) 0,05

Fibras (g) 3


Receitas

Purê de batatas e berinjela. Pouco calórico, sem gordura.
pure-de-batatas-vegano
INGREDIENTES

-4 batatas grandes
-2 berinjelas médias
-1 maço de brócolis
-½ xícara de cebolinha picada
-Sal e pimenta

MODO DE PREPARO

1. Pré-aqueça o forno, fogo médio (180°C). Faça pequenos furos nas berinjelas com a ajuda de um garfo e cozinhe-as no forno por cerca de 20 – 30 minutos.

2. Deixe as berinjelas esfriarem, e com uma colher retire e coloque numa tigela a carne delas (descarte ou reaproveite a casca). Reserve.

3. Em uma panela com água adicione as batatas descascadas e o brócolis. Deixe no fogo por 20 a 25 minutos.

4. Desmanche o maço de brócolis em pequenos pedaços, pique o talo. Passe no espremedor a batata e a carne da berinjela misturados, ou utilize um garfo caso queira um purê menos cremoso.

5. Acrescente o brócolis, sal, pimenta e cebolinha picada.

Nhoque de batata. 3 ingredientes.
gnocchi-vegano-nhoque
INGREDIENTES

-6 batatas médias
-2 xícaras de farinha de trigo
-Sal

MODO DE PREPARO

1. Pré-aqueça o forno, fogo médio (180°C). Cozinhe as batatas por cerca de uma hora. Corte as batatas em dois e deixe-as esfriar por 5 minutos.

2. Descasque-as e passe pelo espremedor. Coloque a massa numa superfície enfarinhada .

3. Acrescente, aos poucos, uma xícara de farinha. Deixe absorver e acrescente a segunda e, se necessário, uma terceira xícara de farinha.

4. Se tiver tempo (opcional) deixe a massa descansar por 40 minutos. Faça rolinhos e corte-os a cada 2 centímetros.

5. Leve ao fogo uma panela com bastante água e sal. Quando levantar fervura, coloque os nhoques. Os nhoques estarão cozidos quando eles começarem a subir (depois de 2 ou 3 minutos). Não coloque todos os nhoques de uma só vez na panela, cozinhe-os em duas vezes pelo menos.


Cronômetro




0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

:
0 1 2 3 4 5 6

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

:
0 1 2 3 4 5 6

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

:
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>