Beterraba




Beterrabatempo de cozimento da beterraba

Tempo de cozimento

panela

Cozida : 45 minutos – 1 hora (inteira)
20 – 25 minutos (em cubos)
paneladepressao

Na panela de pressão : 30 minutos

vapor

No vapor : 15 – 30 minutos
forno

Asssada : 1h – 1h30


Modo de preparo

Como preparar A melhor forma de preservar os nutrientes e a cor da beterraba durante o cozimento é cozinhá-la com casca, e se possível, conservando alguns centímetros do talo e da raiz. Se o cozimento for na panela comum ou de pressão adicione 1 colher de vinagre, uma pitada de açúcar ou uma pitada de bicarbonato de sódio à água. Como a casca é conservada, é necessário lava-la bem com uma escova ou bucha de cozinha.

Na panela comum ou pressão: Ferva uma quantidade de água, somente o suficiente para cobrir todas as beterrabas. Na panela comum, cozinhe a beterraba por 1 hora, com a tampa fechada. Dependendo do tamanho e da quantidade de beterrabas, o tempo de cozimento pode levar até 2 horas. O ponto certo é atingido quando a beterraba pode ser facilmente cortada. Na panela de pressão deixe cozinhar por 30 minutos depois de pegar pressão.

O método de cozimento que preserva mais os nutrientes da beterraba é no vapor. Apenas 5 centímetros de água são suficientes. Embrulhe a beterraba em papel-alumínio, coloque na cesta a vapor e deixe cozinhar por 30 minutos, testando ao longo do tempo com um garfo se a beterraba está macia. Esse tempo pode variar, conforme o tamanho e quantidade, entre 20 e 40 minutos.

Preparar a beterraba no forno é uma forma de destacar sua doçura. Escolha beterrabas pequenas para reduzir o tempo de cozimento. Preaqueça o forno a 180°C. Num recipiente, coloque as beterrabas e adicione azeite, sal e pimenta. Gire cada beterraba para que esta se impregne de azeite. Embrulhe-as no papel-alumínio. Coloque no forno e deixe assar por 1 hora – 1 hora e meia, verificando a cada 30 minutos com um garfo se a beterraba está macia.

Outra forma muito saudável de consumir a beterraba é crua em sucos, misturada a outros vegetais como cenoura, laranja, limão e maçã. O ideal é preparar o suco em um juicer ou centrífuga, se preparar no liquidificador coe bem antes de consumi-lo.

Aproveite toda a beterraba, suas folhas podem ser consumidas cruas ou cozidas, como o espinafre. Elas são ricas em vitaminas e minerais.



Benefícios para a saúde

Benfeitorias para a saúde A beterraba é um dos raros alimentos que contém um nutriente com excelentes propriedades anti-cancerígenas, a betalaína1. Alguns estudos demonstraram que o consumo regular de betalaína, contribui à prevenção do câncer de pele e de figado2. A betalaína possui ainda propriedades antioxidantes3, muito importantes para a saúde, porque previnem os danos causados pelos radicais livres, os maiores responsáveis pelo envelhecimento do nosso corpo.

Já a folha da beterraba é rica em luteína, composto antioxidante particularmente benéfico para a saúde dos olhos4 e do tecido nervoso.

Outro nutriente presente na beterraba é a betaína reputada por purificar o sangue, alcalinizar o organismo e evitar o excesso de gordura do figado5.

O consumo de beterraba também auxilia o processo de desintoxicação do organismo facilitando a eliminação de toxinas.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

Para 100 gramas, crua

Calorias (kcal) 43

Proteínas (g) 1,61

Carboidratos (g) 9,56

Gorduras (g) 0,17

Fibras (g) 2,8



Idéias de receita

beterraba_cozidaSalada de beterraba cozida: lave bem as beterrabas. Cozinhe-as como indicado acima ( na panela comum ou panela de pressão ). Descasque as beterrabas depois de cozida, quando ainda estiverem mornas, corte-as em rodelas. Tempere com sal, azeite e limão.

sopa_beterrabaBortsch – sopa tradicional do leste europeu: Corte em pedaços grosseiros: 3 beterrabas, 2 batatas, 2 tomates, 1 cebola, 3 cenouras, 1/2 repolho e 1 alho poró. Numa frigideira refogue 2 dentes de alho, antes de dourar acrescente a beterraba, o tomate, 1 colher (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de vinagre. Numa panela coloque 2 litros de agua e cozinhe a beterraba por 1 hora (panela comum) ou 30 minutos (panela de pressão). Em seguida acrescente os outros legumes e um punhado tomilho e salsinha e cozinhe por mais 30 minutos (panela comum) ou 15 minutos (panela de pressão). Quando pronto tempere com sal e pimenta a gosto.


Cronômetro




0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
:
0 1 2 3 4 5 6
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
:
0 1 2 3 4 5 6
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
:
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>