Cenoura



00:00




EM ÁGUA FERVENTE

10 15 minutos
frigideira



como prepará-la

EM ÁGUA FERVENTE

1Ponha água para ferver e acrescente sal.

2Lave a cenoura, e corte-a em rodelas.

3Quando a água estiver fervendo acrescente as cenouras cortadas e cozinhe por 10 15 minutos em fogo médio, com a tampa fechada.

Forno

1Corte a cenoura em pedaços de 5 cm.

2Espalhe os pedaços de cenoura numa assadeira regue com azeite e tempere com sal, pimenta e uma pitada de açúcar. Cubra com papel-alumínio e deixe assar por 25 minutos.

3Retire o papel-alumínio, mexa as cenouras e deixe assar por mais 5 ou 10 minutos, até que as cenouras estejam douradas e macias.


outros métodos de cozimento?

NO VAPOR

10 15 minutos
no vapor

MICRO-ONDAS

5 8 minutos
no micro-ondas


NO VAPOR

1Deixe a cenoura inteira ou corte-a em pedaços.

2 Preencha uma panela que acomode um cesto de cozimento a vapor com 3 centímetros de água. Certifique-se que a água não encoste no fundo do cesto.

3 Leve ao fogo, quando a água estiver fervendo, coloque a cenoura no cesto e tampe. Cozinhe por 10 15 minutos.

MICRO-ONDAS

1 Coloque as cenouras cortadas num prato e acrescente um pouco de água (aproximadamente 2 colheres de sopa para meio quilo de cenoura).

2 Cubra o prato com um filme plástico e cozinhe por aproximadamente 6 minutos em potência máxima.


outras informações

ideia

Escolha

As cenouras devem estar com uma cor intensa e brilhante. Quando são vendidas com as folhas, elas devem estar verdes e vigorosas.

Cozimento

Cenouras orgânicas não devem ser descascadas para aproveitar ao máximo seu valor nutricional. Para limpá-la, esfregue com uma bucha vegetal sob água corrente. A melhor forma de preservar os nutrientes da cenoura é cozinhá-la no vapor. A cenoura pode também ser consumida crua.


(publicidade:)



Conservação

As cenouras se conservam até 8 dias na geladeira.


benefícios para a saúde

A CENOURA É EXCELENTE PARA A VISÃO

por ser um alimento muito rico em vitamina A. 100 gramas de cenoura crua é suficiente para cobrir 334% da ingestão diária recomendada dessa vitamina1. Aproximadamente 1/3 das crianças de menos de cinco anos tem carência em vitamina A2, carência que torna mais de 250.000 crianças cegas definitivamente todo ano3. De acordo com a UNICEF4, o consumo regular de alimentos ricos em vitamina A (como a abóbora, cenoura, espinafre) reduziria a principal causa de cegueira infantil.
A degeneração macular é uma doença da retina relacionada à idade. É a primeira causa de deficiência visual das pessoas de mais de 50 anos nos países ricos5. Uma dieta rica em dois tipos de carotenoides, substancias encontradas em alguns tipos de vegetais (dos quais a cenoura se destaca), reduziria em 40% o risco de desenvolver uma degeneração macular avançada6.

FORTALECE O SISTEMA CARDIOVASCULAR.

A OMS estima que cerca de 1/3 das mortes no mundo são causadas por doenças cardiovasculares7. O tipo mais comum desse grupo de doenças é a doença arterial coronariana. Segundo este estudo8, o consumo regular de cenouras reduziria em 32% o risco de contrair tal doença.

CONTRIBUI À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO.

Um estudo realizado em 1986 concluiu que fumantes que nao consomem cenouras correm três vezes mais de risco de desenvolver um câncer de pulmão do que fumantes que as consomem uma vez ou mais por semana9. Segundo outro estudo, realizado em mais de 110 000 pessoas, o consumo de 5 porções ou mais de cenoura por semana diminui o risco em 40% de contrair tal câncer10.

É FONTE DE

Vitamina A (341% VD*)
Vitamina K (17% VD*)
Fibras (12% VD*)

(*)% Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Para 100 gramas, cenoura cozida na água, sem sal – SelfNutritionData
1 – Carrots, raw [Includes USDA commodity food A099] – SelfNutritionData
2 – World Health Organization, Global prevalence of vitamin A deficiency in populations at risk 1995–2005, WHO global database on vitamin A deficiency.
3 – Vitamine A. – 2016 – Wikipedia, The Free Encyclopedia. – Wikipedia contributors.
4 – Vitamin A Deficiency – 2016 UNICEF
5 – Génétique de la dégénérescence maculaire liée à l’âge – 2010 – Hôpital intercommunal de Créteil[…] – Leveziel, N., Puche, N.[…]
6 – Intakes of Lutein, Zeaxanthin, and Other Carotenoids and Age-Related Macular Degeneration During 2 Decades of Prospective Follow-up – 2015 – Department of Nutrition, Harvard […] – Juan Wu, MS; Eunyoung Cho, ScD[…]
7 – Maladie cardio-vasculaire – 20176 – Wikipédia, l’encyclopédie libre – Contributeurs à Wikipedia
8 – Colours of fruit and vegetables and 10-year incidence of CHD – 2011 – British Journal of Nutrition – Linda M. Oude Griep[…]
9 – Carrots, green vegetables and lung cancer: a case-control study. – 1986 – International Journal of Epidemiology – Pisani P, Berrino F […]
10 – Prospective study of smoking, antioxidant intake, and lung cancer in middle-aged women (USA). – 1999 – Harvard Medical School, Boston, MA, USA – Speizer FE, Colditz GA[…]