Pinhão



Pinhão
como-cozinhar-o-pinhao

Tempo de cozimento

panela

Cozido : 1 hora – 1:30 hora

paneladepressao

Na panela de pressão : 30 – 45 minutos


Modo de preparo

Como preparar Como escolher o pinhão : O pinhão apropriado para consumo deve estar com a casca vibrante, brilhante e com diversos tons de marrom. Verifique bem a casca: se houver pequenos furos, é sinal de que ele não está próprio para o consumo.

Lave e corte as pontas do pinhão. Essa etapa ajuda no processo de triagem, se ao cortar as pontas o interior do pinhão estiver escuro, ele deve ser descartado.

Na panela de pressão coloque 3 xícaras (chá) de pinhão, 5 xícaras (chá) de água e 2 colheres (sopa) de sal. Após pegar pressão deixe cozinhar por 30 minutos, desligue e deixe a pressão sair por completo. Verifique se o pinhão esta bem cozido e macio, caso contraio deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Com o pinhão ainda quente, descasque-o fazendo um corte lateral no sentindo do comprimento. Outra técnica é bater com um martelo de cozinha na parte mais gordinha do pinhão.

É possível cozinhar o pinhão numa panela comum, o tempo de cozimento é nesse caso mais longo. Verifique ao longo do cozimento que a água esteja cobrindo todos os pinhões.

O pinhão também pode ser assado na brasa. O fogo deve estar suficientemente baixo para cozinhá-lo lentamente até a casca se abrir.



Benefícios para a saúde

Benfeitorias para a saúde O pinhão é um alimento extremamente nutritivo que oferece diversos benefícios para a saúde. Possui vitaminas do complexo B e zinco que contribuem para nutrição das células do sistema nervoso, estimulando a memória e o raciocínio.

Rico em cálcio, fósforo e magnésio diminui a fatiga muscular e é benéfico para a saúde dos ossos.

As vitaminas K e E presentes no pinhão contribuem para a saúde cardiovascular, tem ação antioxidante1 e anti-envelhecimento precoce além de estimular o sistema imunológico.

Apesar de calórico, o pinhão consumido com moderação pode ser um aliado no emagrecimento graças a presença do ácido linoleico. O ácido linoleico ajuda na liberação de colecistoquinina e com isso, aumenta a sensação de saciedade2 e diminui a compulsão alimentar.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

Para 100 gramas, cozido

Calorias (kcal) 174

Proteínas (g) 3

Carboidratos (g) 43,9

Gorduras (g) 0,7

Fibras (g) 15,6



Ideias de receita

fazer_sopa_pinhaoSopa de pinhão: Em uma panela de pressão, dissolva 3 cubos de caldo de legumes em 6 xícaras de água fervente, acrescente 500 g de mandioca cortada em cubos e cozinhe em fogo médio por 20 minutos (a partir do início da pressão). Apague o fogo e espere sair todo o vapor, abra a panela e retire metade da mandioca e metade do caldo e deixe amornar. Bata no liquidificador junto com 200 g de pinhão até obter um caldo grosso e homogêneo. Despeje na panela com o restante da mandioca, do caldo e 150 g pinhão cortados em rodelas. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos ou até engrossar o caldo. Salpique com o cheiro-verde a gosto e sirva em seguida.

salada_pinhaoSalada de couve e pinhão: Em uma saladeira misture 4 xícaras (chá) de pinhão cozido e cortado em rodelas, 1 xícara (chá) de cebolinha picada, 1 cebola roxa grande picada, 1/2 xícara (chá) de tomate seco picado, 4 xícaras (chá) de folhas de couve cortadas em tiras. Para acompanhar faça um molho a base de 2 colheres (sopa) de limão, 1 colher (sopa) de mostarda, 1/4 de xícara (chá) de azeite e sal e pimenta do reino a gosto. Misture a salada e o molho delicadamente.


preparar_arroz_pinhaoArroz com pinhão: Lave 1 xícara (chá) de arroz. Em seguida refogue no azeite 1 cebola picada em uma panela. Quando a cebola estiver transparente acrescente o arroz. Mexa bem e acrescente sal a gosto e 3 xícaras (chá) de pinhão cozido, descascado e picado. Acrescente 2 xícaras (chá) de água fervente e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar em fogo médio de 15 a 20 minutos ou até toda a água evaporar. Refogue 50g de champignons, quando estiver pronto acrescente-os ao arroz e sirva.


Cronômetro




0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

:
0 1 2 3 4 5 6

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

:
0 1 2 3 4 5 6

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

:
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>